Segundo biólogos e veterinários, a habilidade dos gatos de sobreviver a estas grandes quedas é uma questão simples de física, biologia da evolução e fisiologia.
Cientistas afirmam que os corpos dos gatos foram construídos para resistir a quedas, desde o momento em que estão em pleno ar até o instante em que atingem o chão.
Gatos, macacos, répteis e outras criaturas vão saltar para capturar presas e vão errar, ou um galho da árvore vai se quebrar, ou o vento vai derrubá-los. Então, os processos evolutivos deram a eles a capacidade de sobreviver a quedas. Eles também conseguem estender as pernas para criar um efeito de paraquedas, segundo Andrew Biewener, professor de biologia de organismos e evolucionária na Universidade de Harvard. No entanto, ainda não se sabe exatamente como isso desacelera a queda. "Eles estendem as pernas, o que vai expandir a área de superfície do corpo", disse.
As pernas de um gato estão posicionadas em um ângulo diferente das pernas de homens ou cavalos por exemplo. De acordo com Jake Socha, este ângulo diferente faz com que as forças "não sejam transmitidas diretamente" em uma queda.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI5690205-EI8399,00-Por+que+os+gatos+sobrevivem+a+quedas+de+grandes+alturas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário