segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Porque os dedos das mãos e os pés enrrugam quando ficamos muito tempo dentro da água?


A pele é o maior órgão de nosso corpo, podendo atingir até 16% do peso total. E assim, um indivíduo de 70 kg tem aproximadamente 12 kg de pele. E se for esticada, pode atingir de 1,5 a 2 metros quadrados. Ela é responsável pela proteção química e bacteriológica de nosso corpo, regulagem térmica, absorção de choques e vibrações, proteção contra o sol e o tato. Possui três camadas: epiderme, derme e hipoderme. 
 
Na epiderme, que está em contato direto com o ambiente, encontram-se os queratócitos, células ricas em uma proteína chamada queratina que ajuda a evitar a desidratação, ou perda de água, pois é muito resistente e impermeável. A media em que as células vão envelhecendo, são empurradas cada vez mais para a superfície, tornado-se achatadas, cheias de queratina e assim morrem. Esta proteína também mantém as células bem unidas, diminuindo os espaços de perda de água.
 
Quando ficamos muito tempo dentro dágua, a epiderme absorve muita água pois é a queratina que absorve muita água, tal como uma esponja, e se expande. E ela se estica na direção do comprimento do dedo. Portanto, a epiderme infla somente naquela direção. Mas a camada de baixo, a derme, não absorve tanta água assim. E desta forma ocorre o enrugamento. Se toda a pele absorvesse água, o aumento seria uniforme e os dedos ficariam mais gordos.

Fonte: http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/osmose/223.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário