sábado, 5 de maio de 2012

Por que temos dor de cabeça?

As dores de cabeça podem ser classificadas em três tipos principais. A enxaqueca e a cefaléia cervicogênica e a tensional.

Quais são os principais tipos de dor de cabeça?
As dores de cabeça, ou cefaléias, podem ser classificadas em três tipos principais. A enxaqueca representa cerca de 60% dos casos e é criada por substâncias químicas produzidas pelo próprio cérebro. Os outros 40% dos casos são predominantemente causados pela cefaléia cervicogênica e pela tensional. A cefaléia cervicogênica é provocada pela compressão dos nervos occipitais, que ficam na parte de trás da cabeça, explica o neurologista Edgard Rafaelli Júnior, da Sociedade Brasileira de Cefaléia. A dor que surge por ressaca de uma bebedeira, por cansaço ou por qualquer outro motivo cotidiano é chamada de cefaléia tensional episódica. Sabe-se que também é causada por substâncias produzidas pelo cérebro, mas seu mecanismo não é conhecido.

Outros tipos de dores também incomodam. Uma delas é aquela provocada por deficiências da visão, como hipermetropia e astigmatismo, mais rara do que se imagina e geralmente localizada no olho afetado. Recentemente, descobriu-se que o uso excessivo de analgésicos provoca também a cefaléia crônica diária. Ela acontece quando o organismo deixa de produzir a endorfina, um tipo de anestésico que ajuda a reduzir a dor. O uso prolongado de analgésicos pode inibir a produção da endorfina, diminuindo as defesas naturais. É recomendado que toda pessoa que sinta dor de cabeça mais de uma vez por mês procure um neurologista. Todo tipo de cefaléia pode ser tratado e alguns têm cura, diz Rafaelli.

Enxaqueca .O cérebro produz noradrenalina, substância que transmite impulsos elétricos entre as células. Depois de várias reações, a noradrenalina libera outras duas substâncias (P e CGRP) que inflamam as artérias do crânio.

Dia a dia

A dor que surge em ressacas ou períodos de cansaço também é provocada por substâncias produzidas pelo cérebro, mas ignora-se como elas agem. Não são as mesmas da enxaqueca porque o incômodo é mais fraco e menos constante.

Pescoço

Na cefaléia cervicogênica, uma pequena lesão na coluna cervical faz o músculo trapézio pressionar os nervos occipitais. A dor começa no pescoço e pode passar para toda a cabeça.

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=53534.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário