quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dormir até tarde de fim de semana deixa você mais cansado durante a semana


Um novo estudo da Universidade do Sudoeste do Texas (EUA) descobriu que dormir até mais tarde no fim de semana não recupera o sono perdido durante a semana; na verdade, deixa as pessoas ainda mais cansadas e torna mais difícil para elas acordar na segunda-feira.
“Um grande mito da privação do sono é que dá para recuperar o atraso da semana no fim de semana”, explica o Dr. Gregory Carter, especialista em medicina do sono.
Porém, o que o estudo concluiu foi que as horas extras na cama interrompem o ciclo circadiano, que regula o relógio biológico interno. Como o ciclo dura cerca de 24 horas, a permanência na cama por mais tempo do que o normal no fim de semana confunde o relógio do corpo, resultando em maior cansaço quando as pessoas tentam voltar ao seu padrão normal.

Dormir mais cedo x acordar mais tarde

O corpo é capaz de acomodar um atraso de até uma hora no relógio circadiano. No entanto, atrasos de até duas horas ou mais acabam com a sincronia do organismo. Isso significa que dormir até tarde no domingo com certeza vai impedir que você consiga dormir cedo no mesmo domingo e vai ser ainda mais difícil sair da cama na manhã seguinte – a segunda de trabalho.
O Dr. Carter explica que a abordagem mais eficaz é ir para a cama mais cedo, em vez de dormir até tarde no fim de semana, a fim de obter a quantidade ideal de descanso (as oito horas por noite) e continuar acordando no tempo normal.
Mas quem é que consegue dormir cedo no sábado, não é mesmo? Se não conseguir, pelo menos levante normalmente no domingo, para dormir mais cedo e acordar normalmente na segunda-feira.
Outro alerta é contra a soneca: nada de descansar apenas “mais alguns minutinhos” depois de uma noite mal dormida. Ficar enrolando para levantar pode fazer as pessoas se sentirem piores do que simplesmente sair da cama.

Fonte: http://hypescience.com/dormir-ate-tarde-de-fim-de-semana-deixa-voce-mais-cansado-durante-a-semana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário