terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como surgiu o alto-falante?



Um altifalante (no Brasil alto-falante) é um dispositivo transdutor que converte um sinal eléctrico em ondas sonoras. São divididos em faixas de freqüência de trabalho em tweeter, mid-range e woofer.

Nos


anos 20 existiam os fonógrafos mecânicos. Com o advento da válvula termoiônica, houve a necessidade de se criar um dispositivo capaz de transformar os sinais elétricos amplificados pelas válvulas em sinais sonoros; estes dispositivos são os alto-falantes ou altifalantes, que surgiram em meados de 1924, inicialmente para os fonógrafos elétricos, logo em seguida para os rádios receptores.


Os primeiros alto-falantes surgiram entre 1924 e 1925, como equipamento capaz de ampliar o som produzido pelos fonógrafos elétricos primitivos. Os diminutos movimentos comunicados à agulha, quando de sua passagem pelo sulco do disco, eram transformados em sinais elétricos que precisavam ser reconvertidos em vibrações mecânicas. E essa função não podia ser exercida pelas cornetas acústicas dos fonógrafos mecânicos. Surgiu, assim, o alto-falante de bobina móvel, desenvolvido pelos norte-americanos. A simplicidade de sua construção e a boa qualidade de reprodução sonora possibilitadas pelo novo dispositivo fizeram com que ele permanecesse praticamente inalterado até hoje.

Os fonógrafos mecânicos eram dispositivos a corda que tinham na base de um cone acústico (corneta) um diafragma que vibrava quando a agulha passava pelos sulcos dos discos. A amplificação era mecânica, e não tinham potência sonora suficiente para serem ouvidos em grandes ambientes.
 



Fonte: http://www.somzera.xpg.com.br/Falantes/Historia.htm

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

5 Provas científicas de que vídeo games fazem bem à saúde

Vídeo games já levaram a culpa por vários problemas, desde a obesidade até a agressividade, mas várias pesquisas relevam que alguns jogos podem, na realidade, fazer bem à sua saúde. Confira cinco características que podem ser melhoradas e se tornarem mais saudáveis com a ajuda dos vídeo games e ganhe mais pretextos para seus pais deixarem você ficar colado na poltrona.

5. Visão
Jogos de ação podem ajudar a aguçar a visão e até mesmo curar a ambilopia, conhecida como “olho preguiçoso”. Nesta condição, a visão de um olho é pior que a do outro, e o tratamento é muitas vezes feito com o uso de um tapa-olho. Entretanto, pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, descobriram que uma hora de vídeo game pode melhorar a visão tanto quanto 400 horas do uso de tapa-olhos. Além disso, um estudo da Universidade de Rochester (EUA) descobriu que jogos de tiro em primeira pessoa melhoram a visão ao aumentar a capacidade do cérebro de prestar atenção em vários eventos ao mesmo tempo.

4. Cérebro
Jogar Tetris, um dos mais antigos e mais populares vídeo games, pode aumentar a eficiência do cérebro. Pesquisadores de Albuquerque (EUA) realizaram os testes com 26 garotas adolescentes que jogaram Tetris durante 30 minutos diários durante três meses. O estudo descobriu que as jogadoras desenvolveram um córtex mais espesso que aquelas que não jogaram. Além disso, as áreas que ficaram mais grossas são aquelas que os cientistas acreditam estar ligadas à coordenação de informações visuais, táteis e auditivas.

3. Equilíbrio
Pesquisadores da Universidade de Ottawa, no Canadá, testaram o vídeo game Wii em pacientes com doença de Parkinson. Depois de seis semanas de treinamento diário por 30 minutos com o Wii Fit, de exercícios físicos, e 15 minutos de Wii Sports, com esportes, os participantes do estudo melhoraram significativamente o equilíbrio. Os pesquisadores acreditam que treinamentos deste tipo podem ajudar a diminuir o declínio das funções corporais em pacientes com este problema.

2. Boa forma
Jogos como “Dance Dance Revolution” e “In The Groove” faziam a alegria de muitos adolescentes em shopping centers e em casa, sobre os tapetes apropriados para a dança. Agora, o Wii Fit permite que os jogadores realizem várias atividades físicas, como surf, boxe e danças sem nem sair de casa. Algumas academias já até integraram os vídeo games para as atividades físicas.

1. Coordenação motora
Pesquisas mostram que vídeo games podem aumentar a coordenação motora e a coordenação entre o olho e a mão. Um estudo realizado na Universidade de Iowa (EUA) mostra que jogar três horas semanais de vídeo games ajuda a cirurgiões terem menos erros em procedimentos pouco invasivos. Os jogos também ajudaram os médicos a realizar os procedimentos mais rapidamente.

 
Fonte: http://hypescience.com/23609-video-games-fazem-bem-a-saude-de-acordo-com-pesquisas/

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Todos os seres vivos têm memória? Como se dá o processo de memorização?

Foto: Gettyimages/3d4medical.com
Foto: Gettyimages/3d4medical.com
Memorizar é aprender, guardar e evocar informações. O fenômeno ocorre com estímulos externos - algo que vemos ou ouvimos - e internos - como uma dor ou um pens
amento. Toda a vida animal depende da memória, tanto para saber as atividades que devem ser feitas sempre como aquelas que precisam ser evitadas. Até mesmo os seres unicelulares memorizam que não devem se dirigir a um determinado lugar ao perceber que ali a temperatura, a densidade ou a acidez do meio não são convenientes. Nos animais que possuem sistema nervoso, a formação da memória é bem complexa e depende da atividade elétrica e molecular de milhares de neurônios ligados entre si. Cada um deles participa de processos moleculares complexos (chamados sinapses - veja a imagem), que modificam as estruturas e as funções das conexões entre neurônios e levam e guardam as memórias.

Os aprendizados vividos e todas as informações processadas durante o dia são fixadas no período de três a seis horas seguintes à sua aquisição. As memórias podem ser classificadas de acordo com o conteúdo (a que reconhece a realidade e o contexto, outra que abrange fatos e eventos e ainda a que guarda os procedimentos e hábitos) e pela duração (a curta, retida por segundos ou no máximo seis horas, e a de longa duração, que persiste por muitas horas ou mesmo por anos).

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/todos-seres-vivos-tem-memoria-como-se-processo-memorizacao-488056.shtml

Como montar o cubo mágico?

O cubo mágico também é chamado de cubo de Rubik. Esse brinquedo é um famoso quebra-cabeça tridimensional internacionalmente reconhecido. Ele foi inventado no ano de 1974 pelo húngaro Ernõ Rubik.

O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 54 faces e 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.

É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações. É possível atingir 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintilhões) combinações diferentes.

Para aprender a montar o cubo você pode acessar o site a baixo para visualidar os vídeos.

Fonte: http://www.montarcubomagico.com.br/