O ronco é o termo popular utilizado para descrever um ruído que ocorre durante o sono.
Em uma população entre 30 a 35 anos, 20% dos homens e 5% das mulheres roncam; com o decorrer dos anos essa incidência aumenta: aos 60 anos, 60% dos homens e 40% das mulheres roncam. Os “gordinhos” roncam mais.
Em alguns casos, o roncador pode se tornar um problema na vida familiar, fazendo com que o companheiro de cama elabore estratégias para conseguir dormir como, por exemplo, tampar as orelhas, tomar pílulas para dormir e nos casos extremos expulsar o “pobre” roncador do quarto.
Notamos que alguns pacientes já chegam ao consultório com algum grau de depressão em virtude das gozações que sofrem e das mudanças de comportamento a que são obrigados a sofrer. Já não gostam de dormir em ambientes diferentes (casa de parentes e hotéis) para que não sejam ridicularizados.
Mas, afinal, o que causa o ronco?
O ronco se origina na garganta, causado por um colapso daquela região ao deitar. Esse colapso (fechamento) pode ser ocasionado por:
· Tônus muscular incompetente (relaxamento da musculatura da garganta) com queda da língua para trás fazendo vibrar a musculatura lateral
· Aumento de estruturas como amígdalas , úvula e adenóides.
· Acúmulo de gordura na submucosa da garganta.
· Patologias que levam a obstrução nasal, como desvio do septo nasal, pólipos nasais, tumores e rinites.
Em alguns casos esse ronco pode se tornar patológico e levar a Apnéia do Sono (a = sem ; pnéia = respiração). Isto é, o ronco é interrompido por alguns segundos de silêncio, na qual o paciente fica sem respirar (apnéia). O paciente então se vira, se movimenta muito a procura de uma posição que permita a entrada de ar pela garganta e ao conseguir começa a roncar novamente. Isto pode acontecer várias vezes durante a mesma noite. Em alguns casos já foram registrados mais de 300 episódios de apnéia na mesma noite.
Se você é um roncador, não desanime, existem medidas gerais que você já pode adotar, visando evitar o relaxamento da musculatura da garganta:
· Evitar uso de tranqüilizantes ou remédios que provoquem sono
· Evitar bebidas alcoólicas nas 4hs antes de deitar
· Evitar refeições pesadas nas 3hs antes de dormir
· Fazer exercícios diários para desenvolver uma musculatura rígida
· O excesso de peso leva ao acúmulo de gordura na garganta e conseqüentemente ronco.Se você é obeso, emagreça!
· Dormir de lado.
· Evite travesseiros altos pois podem causar uma flexão de pescoço e aumentar o ronco.
Fonte: http://www.jornalocampeao.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3824:por-que-algumas-pessoas-roncam&catid=46:todas&Itemid=79
Nenhum comentário:
Postar um comentário