sexta-feira, 12 de julho de 2013

Coisas que você não sabe sobre si mesmo

Seu estômago é mais inteligente do que você pensa”

O estômago do ser humano é composto por uma rede de neurônios, tanto que para alguns cientistas é conhecido como “segundo cérebro". Essa quantidade de neurônios faz com que o estômago faça a digestão dos alimentos sem o cérebro precisar interferir neste processo.

"Você é tão peludo quanto um chimpanzé"

 Pode parecer mentira, mas o ser humano tem tantos pêlos quanto um chimpanzé. A diferença é que nossos pêlos são mais curtos e bem mais finos. Possuímos entre 500 e 1000 "folículos pilosos” espalhados pelo corpo.

"Você é um milagre”

"Você já fez a coisa mais difícil que nunca mais vai poder fazer”. De algumas células surgiram olhos, narinas e outras partes muito mais complexas.

"Você ajuda os vírus"

Os vírus não se reproduzem sozinhos, eles precisam de uma "célula hospedeira” para se reproduzir. Quando o vírus se insere em células de ovo ou esperma, ele pode ser transportado e este processo já ocorreu tanto na "evolução humana” que cerca de 9% do genoma humano é originário de vírus.

"Você não pode fazer cócegas em sí mesmo”

As cócegas são importantes para o vínculo entre pais e filhos. Estimulam nosso corpo e nossa mente, porém, quando tentamos fazer cócegas em nós mesmos, nosso cérebro já sabe “o que esperar”. Para pessoas esquizofrênicas isso pode não dar tão certo, já que o esquizofrênico pode não reconhecer o próprio toque.

Seu corpo é mais jovem do que você"

As células do nosso corpo estão sempre se renovando. Para os cientistas, um ser humano adulto tem células com “idade média" entre 7 e 10 anos. Com isso, surge uma questão entre filósofos: “se cada parte de você é diferente hoje, você ainda é a mesma pessoa de quando nasceu?”.

"Você é praticamente cego”

Nossos olhos possuem um “ponto cego”. Esse ponto pode causar dificuldades na visão daqueles que enxergam com um olho apenas. Como a maioria dos seres humanos enxergam com os dois olhos, estes “pontos cegos” não são percebidos.

"Você pode contar sem contar”

Quando trata-se de até “quatro objetos”, não é necessário contar para saber a quantidade exata de itens. Para estes casos, a contagem é instintiva.

Fonte: http://minilua.com/coisas-que-voc-no-sabe-sobre-si-mesmo/        

quarta-feira, 3 de julho de 2013

10 curiosidades interessantes que provavelmente você não sabia

1-Heterocromia (ou heterocromia ocular) é uma anomalia genética na qual o indivíduo pode apresentar duas cores diferentes em cada olho, a heterocromia completa, ou duas cores no mesmo olho, sendo que essa pode ser setorial ou central. A heterocromia é relativamente rara – afeta cerca 11 em cada 1.000 pessoas na América.

2-Pensar demais pode causar depressão, pois a mente cria problemas que ainda não existem.

3-Segundo estudo, falar sozinho deixa você mais inteligente.

4-Agorafobia é o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão.

5-A jaca é a maior fruta do mundo, chegam a 80 quilos de peso e até 36 centímetros de comprimento e 20 polegadas de diâmetro.

6-O lobo-guará é o maior canídeo nativo da América do Sul.

7-Se as formigas fossem do tamanho de seres humanos, elas seriam capazes de correr 2x mais rápidas que uma Lamborghini.

8-O vapor de água é invisível, e a névoa que é vista é formada por minúsculas gotas de água líquida.

9-O estalado de um chicote é a quebra da barreira do som.

10-A coruja é capaz de girar o pescoço cerca de duzentos e setenta graus para ambos os lados a partir da posição central.

Fonte: http://facenewsn.blogspot.com.br/2013/07/10-curiosidades-interessantes-que.html

sábado, 18 de maio de 2013

Como surgiu o horóscopo?

Os primeiros registros sobre o horóscopo apareceram a partir do século 7 a.C., quando várias civilizações antigas se dedicavam à observação do céu. Suas populações acreditavam que os astros podiam influenciar a vida humana - especialmente o destino dos recém-nascidos. Entretanto, a versão do horóscopo que conhecemos hoje - uma mistura de influências da astrologia milenar dos babilônios, do conhecimento matemático dos egípcios e da filosofia grega - surgiu provavelmente por volta do século 5 a.C., com a criação do zodíaco. Em sua origem grega, essa palavra significa "círculo de animais" e indicava o grande cinturão celeste que marcava a trajetória do Sol naquela época. Dentro dessa trajetória, cada constelação por onde o astro passava simbolizava um signo. O número de constelações e as figuras que as indicavam variavam para cada civilização.
Os 12 conjuntos de estrelas que representam os signos de hoje foram padronizados ainda na Antiguidade, a partir da influência de imagens da mitologia de babilônios, egípcios, gregos e romanos. Ao definir uma referência fixa para a observação dos astros, o zodíaco impulsionou o surgimento dos horóscopos individuais com mapa astral, uma análise do céu na hora do nascimento que, supostamente, traz revelações sobre a pessoa e seu destino. Ainda no início da Era Cristã, as civilizações antigas definiram o perfil de cada signo, levando em conta, por exemplo, as peculiaridades das estações do ano. "Outras influências, como a simples observação do temperamento de pessoas nascidas em um mesmo período, também modificaram as características que cada signo apresenta atualmente", diz a astróloga Bárbara Abramo.
Com a mudança da trajetória solar ao longo dos séculos, a correspondência direta entre astrologia e astronomia não é mais tão precisa. O Sol hoje passa por constelações que não fazem parte do zodíaco e ilumina outras em períodos diferentes dos observados na Antiguidade. Mas, pelo menos em alguns aspectos, o horóscopo se adaptou com as mudanças ao longo dos tempos. "É o caso de algumas inovações relativamente recentes na escala histórica, como a descoberta dos planetas Urano, Netuno e Plutão, que trouxeram novos elementos à interpretação astrológica do céu", afirma o historiador David Pingree, da Universidade de Brown, nos Estados Unidos.

Fonte:  http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-o-horoscopo

domingo, 12 de maio de 2013

O jogo mais difícil do mundo! Será?

Sim, este é praticamente o jogo mais difícil do mundo. Você tem que completar 30 níveis em que o objetivo é chegar até o outro ponto verde da fase e pegar todas as bolas amarelas no meio do caminho, o único problema é que você não pode encostar em nenhuma das azuis no trajeto.

Link para o jogo: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Puzzle/O-Jogo-Mais-Dificil-Do-Mundo/


Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Puzzle/O-Jogo-Mais-Dificil-Do-Mundo/

terça-feira, 7 de maio de 2013

Por que as pilhas estouram?

Por causa do acúmulo de gás hidrogênio, que é inflamável. Com o passar do tempo, os componentes químicos formam naturalmente esse gás, que vai se armazenando dentro da pilha e pode entrar em combustão devido a uma série de fatores. O estouro de uma pilha AA é teoricamente inofensivo, mas há relatos de pessoas que se machucaram com baterias maiores, como as de laptops. Pilhas comuns, quando estouram, soltam um líquido marrom, que é a mistura dos metais na parte interna. Já as alcalinas soltam um pó branco. Nos dois casos, elas não podem ser utilizadas novamente.

Arrancar a envoltória
Remover a capa facilita a ocorrência de oxidação ou de uma reação entre os componentes internos. Em ambos os casos, a pressão interna aumenta e a pilha fica mais suscetível a se romper.

Inverter os polos no aparelho
Colocar o polo positivo da pilha no encaixe do aparelho voltado ao polo negativo (e vice-versa) faz passar por ela uma corrente que provoca reações eletroquímicas indesejadas, formando hidrogênio.

Excesso de calor
Uma alta temperatura aplicada sobre a pilha pode detonar uma explosão. O excesso de calor aumenta a geração de hidrogênio. Quanto mais quente, maiores as chances de o gás entrar em ignição.

Carregar pilha não recarregável
Os recarregadores invertem as reações químicas das pilhas para tentar restaurar seu estado original. Aplicar esse método a uma pilha comum, cuja composição química não é apropriada, aumenta a geração do perigoso gás hidrogênio.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-as-pilhas-estouram

domingo, 28 de abril de 2013

Como enganar seu cérebro?

 

Tempo de processamento

O experimento do atraso de flash (“flash lag”) mostra, de acordo com o pesquisador Dean Buonomano, a “dificuldade em detectar com precisão o posicionamento de um objeto durante outro evento”, explicada em parte pelo intervalo entre o momento em que algo ocorreu e o momento em que nosso cérebro processou esse acontecimento.

Clique aqui para fazer o experimento. Aperte o botão “Start”, e siga com os olhos a bolinha azul. Um flash vai aparecer no canto superior direito em algum momento. Em seguida, você deve escolher com o cursor o ponto em que você acha que a bolinha estava quando surgiu o flash. Você provavelmente vai pensar que o ponto está bem à frente (ou pelo menos um pouco à frente) de onde ele realmente estava.

 Fonte: http://hypescience.com/7-maneiras-de-enganar-seu-cerebro/

sábado, 20 de abril de 2013

Videogames antes de dormir podem alterar seus sonhos

Videogames e sonhos, ambos representam realidades paralelas. Mas como ambos exercem um efeito sobre a mente da pessoa, podem interferir um no outro, principalmente se a pessoa joga videogame antes de dormir. É o que revela um estudo de pesquisadores da Universidade Grant MacEwan, no Canadá.
 
A ideia do estudo surgiu no início dos anos 90, quando uma das pesquisadoras passou a observar seu filho jogando games antes de dormir e percebendo, através de relatos ao longo do tempo, que ele costumava ter sonhos lúcidos. Nesse caso, sonho lúcido significa que a pessoa tem consciência de que está apenas sonhando.

A partir daí, a pesquisadora passou a tentar relacionar as duas coisas. Observando outros jogadores de videogame comparados a pessoas que não jogavam, ela percebeu que os “gamers”, em geral, tinham maior controle sobre o sonho, se lembravam bem de detalhes que haviam sonhado e sabiam que não se tratava da realidade

Isso sugere, segundo a pesquisadora, uma espécie de condicionamento psicológico. Quando a pessoa passa horas em um jogo, podendo controlar perfeitamente uma realidade que não é a sua, seu cérebro se acostuma a fazer isso. Também foi descoberto que os jogadores de videogame passem frequentemente “da primeira para a terceira pessoa no sonho”, tendo sua própria visão do ambiente, e depois vendo si mesmos a partir da visão de um observador

Outro estudo formulou a teoria de que o videogame faz com que o jogador sofra menos em um pesadelo, já que a situação crítica daquele mundo irreal é observada, de forma semelhante, nos jogos. Além disso, crianças que costumam jogar têm menos medo dos pesadelos. Neste caso, aparece o único ponto negativo dos games: uma relativa agressividade do jogador. Por estar psicologicamente em um postura agressiva, devido ao jogo, a criança não se sente intimidada com a situação que um pesadelo proporciona na sua mente.


Fonte: http://hypescience.com/videogames-antes-de-dormir-podem-alterar-seus-sonhos/

terça-feira, 16 de abril de 2013

Qual a eficácia do riso?


O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h.

Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas.

Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria.

Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica.
Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução.

A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação.

Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la.

O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Acontecimento este que não reduz o senso de humor a uma única região do cérebro.

Rir, achar algo engraçado, é um processo complexo, que requer várias etapas do pensamento.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
Site: http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-eficacia-riso.htm

 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Amor à primeira vista

Os autores de um estudo publicado na revista "Journal of Personality and Social Psychology" descobriram que as pessoas tendem a se fixar em rostos atrativos até meio segundo depois de vê-las, e então as qualificam como possíveis parceiros ou rivais.



"O estudo chega aos aspectos perceptivos básicos na busca de parceiros", disse o psicólogo Jon Maner, da Universidade Estadual da Flórida, que chefiou a pesquisa. "Ele mostra o quão rapidamente, fortemente e automaticamente as pessoas ficam sintonizadas com a atratividade física, seja procurando parceiros ou guardando seus parceiros de potenciais rivais", disse ele.

No estudo, alunos universitários viam durante um segundo fotos de pessoas muito atraentes ou de aparência mediana, e então tinham de olhar para outras coisas. Ao medir o tempo de reação das pessoas, Maner e sua equipe conseguiram determinar que basta meio segundo para aferir se alguém é atraente. Além disso, as pessoas tendiam a se fixar nos rostos atraentes por meio segundo a mais além do limite de um segundo.

Os universitários solteiros em geral se interessavam pelo sexo oposto. "[As muito atraentes] são o tipo de pessoa que podemos preferir como parceiros românticos, mas não significa que seríamos capazes de ter um relacionamento com elas, porque pessoas altamente atraentes são muito disputadas", disse Maner.

Já as pessoas envolvidas em um relacionamento afetivo pareciam, ao ver as fotos, mais interessadas nas pessoas do mesmo gênero. "[Em relação às pessoas mais bonitas] nós temos ciúmes e ficamos vigilantes, preocupando-nos com a infidelidade ao tentarmos guardar nossos parceiros", explicou Maner.

O estudo também mostrou as armadilhas da fixação visual, inclusive os efeitos negativos para a auto-estima quando se olha uma pessoa atraente do mesmo sexo. Segundo Maner, essa negatividade pode estar ligada a distúrbios como a bulimia.

Outro inconveniente é que as pessoas se tornam menos satisfeitas com suas atuais relações. "A evidência nos mostra que quando vemos alternativas atraentes aos nossos parceiros isso nos faz sentir menos satisfeitos e menos comprometidos com o nosso atual parceiro, o que claramente tem implicações para o sucesso da relação."

Fonte: http://socuriosidades.blogspot.com.br/2007/09/amor-primeira-vista.html